PET EEL

EXTENSÃO

Pode ser entendido como processo educativo, cultural e científico, de intervenção nos processos sociais e identificação de problemas da sociedade.

Para desenvolvermos esse pilar, fazemos as atividades:

Volta ao Mundo do Conhecimento

A VMC é realizada pelos membros do PET da Engenharia Elétrica, com o objetivo de ampliar o desenvolvimento acadêmico dos graduandos de engenharia através de visitas técnicas em empresas nacionais e internacionais. Visa incentivar os alunos à uma graduação de excelência por meio do contato com as necessidades e habilidades requeridas pelas empresas em questão.

Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

A Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) acontece todo ano em outubro na UFSC e visa a demonstrar o potencial e as realizações da universidade e promover reflexão sobre o seu significado social. O PET EEL, junto com outros PETs, monta um estande onde expõe alguns de seus projetos para engajar o público.

Projeto Departamento de Automação e Sistemas

O projeto realizado pelo Departamento de Automação e Sistemas (DAS) consiste em realizar um projeto de foguete movido à água pressurizada em conjunto com crianças de colégios de Florianópolis, com idades entre 12 e 14 anos.
O objetivo principal é aproximar as crianças de conceitos vistos em aula e que, muitas vezes, são abstratos demais e acabam perdendo a atenção dos alunos, de forma lúdica e prática. Assim, utilizando materiais encontrados online, o projeto integra tanto a montagem física das partes do projeto, como base de lançamento e o próprio foguete em si. Além disso, o projeto contará com um sistema eletrônico que engloba desde o lançamento, telemetria, e até o acionamento automático de um paraquedas para recuperação do foguete.
Espera-se que, dessa maneira, as crianças possam ter mais gosto e uma melhor compreensão de conceitos físicos e matemáticos, além de desenvolverem o gosto e suas habilidades que serão muito úteis no futuro, principalmente se o ramo escolhido for a engenharia.

Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica e Eletrônica

Todo ano, em outubro, é realizado a Semana Acadêmica de Engenharia Elétrica e Eletônica (SAEEL) na UFSC e visa promover o intercâmbio de conhecimento, apresentar as áreas de atuação e complementar a formação dos estudantes. O PET EEL, junto com o Centros Acadêmicos e demais instituições parceiras, auxilia nessa organização.  

Ações Sociais

Parte do dinheiro arrecadado dos cursos promovidos pelo grupo são doados a instituições de caridade. Além disso, também são feitas visitas para algumas instituições, sejam escolas ou programas de reabilitação, onde são apresentadas as oportunidades presentes na UFSC.