Eletromagnetismo

Análise de Compatibilidade Eletromagnética e Interferência eletromagnética em sistemas Eletro-eletrônicos.

Medição de Campos

Medição de campos próximos através de analisadores de espectro, osciloscópios e analisadores de redes vetoriais.

MagLab

O MagLab é o Laboratório de Eletromagnetismo e Compatibilidade Eletromagnética do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica da Universidade Federal de Santa Catarina, que tem como objetivo dar apoio ao GEMCO-Grupo de Engenharia e Compatibilidade Eletromagnética, ao Curso de Graduação e ao Curso de Pós-Graduação da Engenharia Elétrica e Eletrônica da UFSC, além de ser acreditado pelo INMETRO para realizar ensaios de compatibilidade eletromagnética e segurança elétrica em equipamentos elétricos e eletrônicos.

Compatibilidade Magnética em Sistemas Eletroeletrônicos 

O petiano João Victor Tonello Ribeiro atualmente participa do grupo e realiza seu trabalho no projeto de análise de compatibilidade em sistemas eletroeletrônicos e medição de campo próximo eletromagnético para o desenvolvimento de sistemas de telecomuniação.

As medições são realizadas utilizando uma gama de equipamentos que processam os dados, como Analisador de Espectro, Osciloscópio e Analisador de Redes Vetoriais, acoplados a ponteiras que realizam a medição do campo em si.

Os resultados obtidos então passam por uma análise de comparação com simulações realizadas previamente, validando assim a funcionalidade de um sistema eletroeletrônico ou equipamento de telecomuniação.

Este projeto está sendo desenvolvido como projeto externo em parceria com o GEMCO – MagLab!

Os projetos externos permitem um contato maior dos nossos membros com com pesquisas e projetos de área acadêmica desenvolvidos nos laboratórios da UFSC. Durante o semestre os petianos se capacitam nas áreas técnicas atrevés dos projetos e pesquisas dos laboratórios parceiros, desenvolvendo também seu networking e têm uma visão mais clara da área em que querem atuar no futuro.

Progresso 65%