Processamento de Sinais

Uso de técnicas de processamento de sinais para integração de  reconhecimento de voz e imagem no projeto.

Aplicação IOT

Uso de internet das coisas para distribuição de dados e automação de processos por meios remotos e descentralizados.

O Psilab

O Laboratório de Pesquisas em Processamento, Comunicação e Reconhecimento de Sinais,  cujo professor responsável é o Prof. Joceli Mayer, tem o objetivo aplicar métodos de comunicação e processamentos de sinais em soluções em internet das coisas, sistemas integrados de comunicação e de sensoreamento.

Desenvolvimento de métodos de comunicação e criptografia aplicados a sistemas RF e Wi-fi

O petiano Vitor Marthendal Nunes atualmente participa do grupo e realiza seu trabalho na área de prototipagem eletrônica e desenvolvimento de sistemas que integram sensoreamento, comunicação RF e Wi-fi e armazenamento de dados em bancos de dados para acesso remoto via MQTT.

A parte de prototipação eletrônica consiste em circuitos com sistemas embarcados que se intercomunicam para troca de comandos e dados de sensores de vários ambientes diferentes, podendo ser aplicados em diversas áreas. Além de projetar e desenvolver os circuitos, o petiano também trabalha no desenvolvimento dos sistemas de comunicação utilizados, o que engloba as áreas de internet das coisas, criptografia e radiofrequência.

Este projeto está sendo desenvolvido como projeto externo em parceria com o PSILAB!

Os projetos externos permitem um contato maior dos nossos membros com com pesquisas e projetos de área acadêmica desenvolvidos nos laboratórios da UFSC. Durante o semestre os petianos se capacitam nas áreas técnicas atrevés dos projetos e pesquisas dos laboratórios parceiros, desenvolvendo também seu networking e têm uma visão mais clara da área em que querem atuar no futuro.

Progresso 10%