PET EEL

O que é PET?

PET é a sigla para Programa de Educação Tutorial, que consiste em um programa do governo federal criado em 1979 pela CAPES para melhorar a qualidade do ensino superior nas universidades públicas do Brasil. Seu funcionamento é baseado na inserção de estudantes de graduação de várias cursos em atividades, supervisionadas por um professor tutor, ligadas a ensino, pesquisa e extensão que são os três pilares do PET. Assim, os participantes do programa conseguem desenvolver, aprimorar e distribuir conhecimento.

Quem é PET EEL?

O PET EEL (Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica) é um grupo acadêmico formado por alunos da Engenharia Elétrica, Controle e Automação, Eletrônica e Produção Elétrica da UFSC. Desde sua criação, em 1991, o PET EEL tem proporcionado um enriquecimento no processo de formação acadêmica dos alunos que por ele passaram. O programa é composto por grupos tutoriais de aprendizagem sob a orientação de um professor tutor. Atualmente, o nosso tutor é o Prof. Dr. André Luis Kirsten. O apoio financeiro para que o programa possa ocorrer é concedido pelo MEC, de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.

Cada membro do PET EEL pode escolher a área de interesse para desenvolver suas atividades e tem a oportunidade de ingressar em um laboratório com o qual possua afinidade. Além de ter à disposição um ambiente favorável ao desenvolvimento técnico e social, terá aprimoradas as competências de trabalho em equipe, proatividade, gestão, planejamento e comunicação.

Missão

“Complementar a graduação de engenharia proporcionando treinamento técnico e gerencial ao petiano, disseminando o desenvolvimento entre os acadêmicos e aplicando conhecimento na sociedade.

Visão

“Ser um grupo de excelência, criando oportunidades a partir do meio acadêmico.”

Valores

Brio

O brio é a vontade que cada petiano tem de ir além e entregar mais do que o esperado. É o senso de excelência e a busca por dar o seu melhor sempre, não importa em que atividade seja.

Capacitação

A capacitação define nossa busca constante por conhecimento e informação. Seja capacitação técnica ou gerencial, os petianos procuram sempre estar atualizados e buscando novidades.

Comprometimento

O comprometimento pode ser definido como a responsabilidade que cada petiano tem em realizar suas atribuições, sabendo da sua importância e do seu papel para o bom funcionamento do grupo.

Humildade

Humildade para nós é saber reconhecer quando erramos e buscar aprender em cada oportunidade. É saber quando não temos conhecimento suficiente em determinado assunto e usar isso como motivação para aprender.

União

União representa o sentimento dos petianos fazer parte de um grupo de excelência e saber que podem contar uns com os outros para o que for preciso.