Um dos pilares trabalhados no PET EEL é a extensão, atualmente nossa maior atividade para ampliar o conhecimento dos graduandos além da UFSC no PET é a Volta ao Mundo do Conhecimento (VMC). A VMC é uma viagem de visitas técnicas, geralmente com destino a um polo industrial, onde passamos de 3 a 5 dias visitando várias empresas ou laboratórios da região. Na viagem é possível conhecer o dia a dia de um engenheiro na indústria, o que agrega conhecimentos que outrora seriam inalcançáveis na graduação por si só.

História

Desde 2005, os bolsistas do PET EEL planejam o roteiro, datas e visitas, organizando para que o investimento do participante seja de melhor custo/benefício possível.

Pesquisa

Após escolher a(s) cidade(s), os membros do grupo buscam os melhores centros tecnológicos da região e já iniciam o contato. Com estes definidos, realiza-se a busca por um hotel de boa qualidade, que acomode a todos.

Planejamento

O brainstorm para cada viagem se inicia em torno de 9 meses antes da data escolhida para que haja tempo de discutir a viabilidade de cada viagem.

Apoio

Para que o preço da viagem seja acessível aos estudantes, contamos com a ajuda da PRAE, CTC, DAS, DEEL e FEESC.

Agendamento com as Empresas:

O agendamento das visitas aos estabelecimentos das empresas que farão parte da viagem começa a ser realizado no semestre anterior ao evento. A partir do momento em que a cidade de destino é decidida, realizmos uma busca para encontrar as empresas que são de maior interesse ao público alvo, ou seja, estudantes de Engenharia. Diversas empresas são contatadas e, de acordo com as respostas recebidas, o itinerário da viagem é montado.

VMCs passadas

VMC XII

A última edição da Volta ao Mundo do Conhecimento teve como destino a cidade de Curitiba e região. As empresas visitadas nesta edição foram: Nova Motores e Geradores (Joinville), Dohler (Joinville) , TECPAR (Curitiba), New Holland (Curitiba), Museu de segurança da Volvo (Curitiba) , COPEL (Curitiba), LACTEC (Curitiba). A visita contou com a participação de 36 pessoas de cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina e ocorreu entre 23 e 26 de agosto de 2018.

Como foi a VMC XII?

O primeiro dia começou bem cedo com nossa saída da UFSC às 6:30 da manhã. Seguimos em direção a Joinville, o maior polo industrial de Santa Catarina. Nossa primeira visita foi na Döhler, uma companhia com mais de 134 anos de experiência na produção de tecidos para os mais diversos setores da economia. Dentro da fábrica acompanhamos a linha de produção de tecidos: estamparia, tecelagem, engomagem etc.

Logo após fomos recebidos pelos engenheiros da Nova Motores, uma das maiores fabricantes de motores elétricos do Brasil, que nos apresentaram os princípios de funcionamento dos motores elétricos e sua moderna planta industrial. No final da tarde, começamos a segunda parte da viagem em direção a Curitiba.

No segundo dia da viagem, na parte da manhã, visitamos uma das maiores fabricantes de veículos agrícolas do mundo, a New Holland. Nessa visita, tivemos a oportunidade de observar a linha de montagem de colheitadeiras e tratores desde a confecção do bloco do motor até a colocação dos pneus. De tarde visitamos o Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), onde conhecemos uma das maiores incubadoras do estado do Paraná.

O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC) foi nossa primeira visita no terceiro dia de viagem, este se encontra dentro da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Conhecemos os laboratórios de alta tensão, luminotécnica e outros. No período da tarde, nos dirigimos até o Memorial da Segurança no Transporte onde vimos a história dos veículos e a importância de seguir as regras de segurança no trânsito.

Durante o último dia da nossa viagem, fomos instruídos pelos funcionários da COPEL sobre o sistema de energia elétrica brasileiro e também tivemos a oportunidade de saber como é uma sala de controle, observando um grande sistema supervisório das usinas, e gerenciamento do sistema elétrico do estado do Paraná. Depois disso, nossa viagem de retorno a Florianópolis teve seu início por volta das 17:30 e terminou com nossa chegada à UFSC às 22h do dia 26.

Fotos:

Últimas notícias